Vida e trabalho com mais significado

Para muitos, não há nenhum significado a não ser ganhar de um lado – o trabalho – para gastar do outro – a vida. “Ganhe e gaste!” é o único mandamento que une ambos, sem o qual não existiria outra conexão. E não há limites para os verbos ganhar e gastar. Afinal, quanto seria suficiente? Como ir além desse mandamento, que reduz a vida à mera sobrevivência?

Outros lutam com a vida e o trabalho. Batem e apanham. Desgastam-se e gastam tanto um quanto o outro. Querem encarrilhá-los, sem perceber que a vida e o trabalho não acontecem em trilhos planificados, mas sim por trilhas diversas. Viver e trabalhar é composição – ao contrário de imposição – e pode ser proposição.

Há quem nem ao menos acredite que a vida tem algum sentido. E assim segue se repetindo, como acontece com as outras espécies da natureza. Desde que o mundo é mundo, os pássaros cantam pela manhã, as aranhas tecem suas teias, as abelhas constroem colmeias e as formigas, os formigueiros. A programação biológica dos animais é perfeita. Existe algo, no entanto, próprio dos humanos para além da base orgânica: o desejo. A força do desejo é grande a ponto de, em prol dele, alguns seres humanos alterarem a sua programação biológica.

Somos seres de desejo e isso nos move para além da vida e do trabalho moldados para a sobrevivência. É na instigante teia de desejos que podemos entrelaçar trabalho e vida de tal forma que, juntos, componham um único projeto.

Vida e trabalho com mais significado, eis o presente que vamos dar para amigos e convidados no dia 03 de abril, na Praça das Artes, em Barueri. Eu e os protagonistas do livro “Pedaços de Brasil que dão certo” – a ser lançado oficialmente na ocasião – ofereceremos uma tarde de oportunidades, inspiração e reflexão, para pensar e sonhar a vida e o trabalho.

A essência daquele momento será a descoberta. Não se trata apenas de expandir a visão para revelar o que está velado, mas de deslindar as potencialidades interiores que podem ser conectadas com as possibilidades de fora.

Mais que uma ideia, a Economia ao Natural vai elevar a sua potência, seja para superar os obstáculos, seja para vencê-los.

Prepare-se para a efervescência de uma tarde criativa, em que novas ideias vão aparecer, junto com novas guias para a vida e o trabalho.

O significado a ser descoberto é mais do que uma grande intenção e do que um sentimento virtuoso. É decisão e compromisso com a vida. Razões para viver só fazem sentido se também são boas razões para morrer. É algo que parece surpreendente? Enquanto o dia 03 se aproxima, pense nisso. Ouse refletir!

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Quem leu esse artigo também leu esses:

  • GESTÃO HUMANIZADA DE ARAQUE

    Imagine um show de focas adestradas. Você já deve ter visto esse tipo de espetáculo...

  • SUTILEZAS DO CÓDIGO DE NOBREZA

    Lembro-me de quando propunha a construção da carta de valores aos educandos dos programas da...

  • Entre o profano e o sagrado

    Yuval Harari dissecou nossa origem e história com excelência, no best-seller Sapiens. Existe, no entanto,...


Vamos conversar?