Uma falsa ilusão a abandonar agora!

Muitos “líderes” acreditam que liderança é o exercício do poder e do controle. Não conseguem ver de outro jeito. Aliás, são os mesmos que teimam em dizer que se trata de algo nato. São deterministas nesse entendimento, ou seja, acreditam mesmo que o líder já nasce pronto. Alguns até exageram ao admitir que “filho de peixe, peixinho é”, na infeliz ilusão de que liderança seja algo determinado pelo DNA.

É bom que se faça uma clara distinção entre determinados conceito de liderança. Para quem a compreende como sinônimo de poder e controle, liderar é controlar pessoas, impondo-se sobre elas. Esse tipo de líder vive na expectativa de que os outros ajam e respondam da maneira como eles fantasiam.

Às vezes, é mesmo o que parece acontecer.  É quando, por exemplo o “líder” reforça a crença e a ilusão de que está de fato no controle. Não pense, no entanto, que tal fortalecimento seja positivo. Ao contrário. Acomoda o líder na triste ilusão de que ele tudo pode em relação aos outros, o que o impede de aprender e se desenvolver como líder de verdade. Vai chegar o momento em que as pessoas não mais correspondem às suas expectativas, deixam de obedecê-lo e ele termina com uma ressentida frustração emocional.

É bom quando quebra o feitiço.  Dolorosamente, ele compreende que liderança não é destino nem é determinada por herança. O que talvez seja nato é o gosto pelo poder e pelo controle. Liderança, em verdade, se aprende. É, portanto, desígnio. Quando o aspirante a líder chega a essa conclusão, trata de desenvolver sua liderança, abdicando imediatamente de tentar controlar os demais.

Não pense que seja fácil! Manter viva tal ilusão é, ao mesmo tempo, sinal de ignorância, por desconhecer que não funciona, ou um transtorno obsessivo de quem é dependente do controle, sobre pessoas, empresa, relações, vida e mundo!

Quando o falso líder supera a crença equivocada e desiste de brincar de deus, não lhe resta outra coisa senão   aprender a liderar e exercer verdadeira influência. Uma troca extremamente vantajosa para ele, para a sua empresa e para a sua vida! Quem toma coragem e faz a mudança não tarda a colher frutos generosos!

  • Fabio

    É incrível como existem falsos líderes em empresas de todo tipo – familiar, multinacional, etc. A esperança é que eles acordem em tempo e evitarem o fracasso das empresas e de si próprios.
    Obrigado Roberto por seus valiosos insights. Abraço

  • -->

    Quem leu esse artigo também leu esses:

    • Acredite em sua criatividade

      Já fiz mais de uma vez a pesquisa, em uma sala repleta de gente: “quem...

    • Solucione a crise de compromisso na sua empresa

      Sonhos não realizados, planos não implementados, projetos inacabados, objetivos não atingidos, metas não alcançadas! “Onde...

    • O efeito perverso do velho mito

      Muitos acreditam, de verdade, no mito do líder nato. Sei que essa discussão é antiga....

    Acompanhe também no instagram