Muitos “líderes” acreditam que liderança é o exercício do poder e do controle. Não conseguem ver de outro jeito. Aliás, são os mesmos que teimam em dizer que se trata de algo nato. São deterministas nesse entendimento, ou seja, acreditam mesmo que o líder já nasce pronto. Alguns até exageram ao admitir que “filho de peixe, peixinho é”, na infeliz ilusão de que liderança seja algo determinado pelo DNA.
É bom que se faça uma clara distinção entre determinados conceito de liderança. Para quem a compreende como sinônimo de poder e controle, liderar é controlar pessoas, impondo-se sobre elas. Esse tipo de líder vive na expectativa de que os outros ajam e respondam da maneira como eles fantasiam.
Às vezes, é mesmo o que parece acontecer. É quando, por exemplo o “líder” reforça a crença e a ilusão de que está de fato no controle. Não pense, no entanto, que tal fortalecimento seja positivo. Ao contrário. Acomoda o líder na triste ilusão de que ele tudo pode em relação aos outros, o que o impede de aprender e se desenvolver como líder de verdade. Vai chegar o momento em que as pessoas não mais correspondem às suas expectativas, deixam de obedecê-lo e ele termina com uma ressentida frustração emocional.
É bom quando quebra o feitiço. Dolorosamente, ele compreende que liderança não é destino nem é determinada por herança. O que talvez seja nato é o gosto pelo poder e pelo controle. Liderança, em verdade, se aprende. É, portanto, desígnio. Quando o aspirante a líder chega a essa conclusão, trata de desenvolver sua liderança, abdicando imediatamente de tentar controlar os demais.
Não pense que seja fácil! Manter viva tal ilusão é, ao mesmo tempo, sinal de ignorância, por desconhecer que não funciona, ou um transtorno obsessivo de quem é dependente do controle, sobre pessoas, empresa, relações, vida e mundo!
Quando o falso líder supera a crença equivocada e desiste de brincar de deus, não lhe resta outra coisa senão aprender a liderar e exercer verdadeira influência. Uma troca extremamente vantajosa para ele, para a sua empresa e para a sua vida! Quem toma coragem e faz a mudança não tarda a colher frutos generosos!
Espetacular….
Obrigado e grande abraço….
Abraço amigo Ralado
É incrível como existem falsos líderes em empresas de todo tipo – familiar, multinacional, etc. A esperança é que eles acordem em tempo e evitarem o fracasso das empresas e de si próprios.
Obrigado Roberto por seus valiosos insights. Abraço
Fabio, é isso mesmo.
Precisamos urgente de novos líderes em todas as esferas da sociedade.
Abraço