PRATIQUE CINCO PREMISSAS

Algumas premissas caracterizam uma gestão humanizada. Ao reconhecê-las, avalie quanto o seu modelo mental é concernente ou oponente a elas. Assim conseguirá averiguar se o seu desejo pelo objetivo é mesmo factível e se a sua intenção é consistente. 

A primeira premissa é que os seres humanos são capazes de feitos extraordinários. Essa não é a exceção, mas a regra. Ouvidos turvos poderão concluir: “Não se trata do contrário? Seres humanos – na sua maioria – são feitos para o ordinário?”. A pensar assim, o ordinário fará parte do ambiente de trabalho e dificilmente as pessoas serão capazes de se superar, de manifestar suas potencialidades, de ao menos imaginar-se indo além. 

A segunda premissa é que relacionamentos duradouros com os clientes são a estratégia mais inteligente e exitosa que existe no mundo dos negócios e a principal garantia de crescimento a longo prazo. É possível que as apostas recaiam sobre planejamentos estratégicos bem elaborados, tecnologias de ponta, métodos e técnicas modernos, marketing e recursos financeiros. Nenhum desses fatores, porém, supera a qualidade dos relacionamentos – sempre serão a alma dos negócios. Vale um adendo: a qualidade dos relacionamentos com os clientes tem relação direta com a qualidade dos relacionamentos entre os membros de uma equipe. 

Por falar em equipe, essa é a terceira premissa. O trabalho de equipe não é apenas condição para se obter resultados excelentes, mas traz para a empresa o espírito de comunidade e de estima entre as pessoas. Alguém poderá questionar o investimento de tempo e dinheiro na formação e no desenvolvimento de uma equipe. Em contraponto, considere os custos mensuráveis e imensuráveis da rotatividade, do baixo engajamento e da ausência de cooperação entre os membros de um grupo que não vai se transformar em equipe. 

Inclusa na gestão humanizada está – como quarta premissa – a gestão por valores. São eles que orientam comportamentos éticos e morais e fazem com que a empresa seja admirada por todos com quem se relaciona.  

A quinta premissa é compreender que o modelo de liderança adotado não apenas aperfeiçoa produtos, serviços, processos e resultados, mas sobretudo aperfeiçoa as pessoas e, assim, melhora o mundo. Esse é o seu maior legado. 

E aí? Deseja mesmo uma gestão humanizada? Qual o tamanho do seu desejo? Vale considerar as premissas. Pratique-as para constatar! 

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Quem leu esse artigo também leu esses:

  • A nobreza da liderança

    Liderança é tema comum no mundo político e empresarial. Milhares de livros são lançados anualmente...

  • Seu copo está cheio ou vazio? O foco está no acerto ou no erro?

    Parece que o mundo se especializou na falta. Veja os médicos: tratam mais da doença...

  • Conversar para aprender

    “Nós reagimos à nossa imagem do mundo e não ao mundo”. Está aí uma grande...


Vamos conversar?