Muitos não sabem, mas um dos maiores problemas enfrentados por grande parte das empresas é o ponto cego. Este termo, comumente utilizado pelo motorista de automóvel que, ainda que recorra aos espelhos retrovisores, não consegue enxergar o veículo que tenta ultrapassá-lo à sua direita ou à sua esquerda.
O exemplo pretende ilustrar o problema de comunicação que existe nos ambientes organizacionais. Tomemos a figura de um líder: o quanto ele sabe dos seus pontos fortes e fracos? Qual é o grau de conhecimento que possui sobre a sua postura de líder e a repercussão das suas decisões e ações? Será que ele conhece com profundidade as práticas que agradam ou desagradam seus liderados?
É claro que o líder possui uma imagem de si próprio e da sua liderança. Mas essa autoimagem é, quase sempre, parcial ou equivocada.
Existe um ponto cego, ou seja, percepções e informações que outras pessoas possuem, mas que preferem não declarar. E sem essas informações, seu campo de ação é limitado. Pouco pode fazer para melhorar a qualidade da sua liderança. Afinal, ninguém reconhece aquilo que desconhece e só é possível agir sobre o conhecido.
O ponto cego tem relação direta com o grau de autoridade e narcisismo do líder. Será maior na medida em que o líder pouco ouve ou pouco acata as opiniões dos membros da sua equipe. O líder é quem define o tom da comunicação e do relacionamento na empresa. Afinal, comportamento gera comportamento. Se o líder possui elevado ponto cego, é possível que essa postura se estenda por toda a empresa.
E não para por aí! Estende-se para o mercado e para os clientes. Uma empresa também tem o seu ponto cego ao se relacionar com o seu mercado. É quando os clientes pensam e sentem, mas não declaram. Preferem omitir-se ou migrar para o concorrente. O ponto cego gera, portanto, perda de clientes e de vendas, de aprendizado e de lucros.
O que fazer diante disso tudo? Romper com o ponto cego e abrir-se às informações, pensamentos e sentimentos das outras pessoas.
Relacione tudo aquilo que você acha que faz bem e também tudo aquilo que acredita que poderia fazer melhor. Escolha cerca de dez amigos ou colegas, aqueles mais sinceros, e peça a cada um que lhe informe uma coisa que você faça bem, segundo o ponto de vista deles. Compare essa lista com a sua. Aquilo que eles mencionam, mas que você não identifica é o seu ponto cego. Vá em frente! Deixe o ego de lado e faça o mesmo exercício com os seus pontos fracos. Conhecer o ponto cego faz com que ajustemos a autoimagem e isso nos dá maior autocontrole e a autoconfiança. O poder de decisão e ação está com você, afinal, quem tem conhecimento tem responsabilidade.
Depois, faça o mesmo com a sua empresa. Liste as qualidades que você supõe existir em sua empresa. Faça também a lista dos defeitos. Consulte algumas dezenas de clientes e peça que confirmem o que está na lista e o que mais acrescentariam.
Eliminar o ponto cego requer muita confiança, interesse e despojamento. Confiança nas outras pessoas, interesse pelo que pensam e sentem e despojamento em escutar sem julgamentos e ressentimentos. Vale o esforço! Afinal, não estamos tratando apenas do desenvolvimento dos negócios, dos resultados e da liderança. Estamos tratando do nosso desenvolvimento humano, para uma vida mais plena e feliz.
Muito bom esse tema, acredito que é a base de tudo dentro de uma organização conhecer a visão que os clientes tem é muito importante e também há que se ter equilíbrio.
muito interessante, acho que as pessoas poderiam usar este site para aprender sobre o ponto cego! Recomendo compartilhar com outras pessoas.
Gostei demais.