Orgulhem-se!

Orgulho é uma palavra controversa. Tanto pode representar soberba ou arrogância como autoestima e autoconfiança. Tanto pode alimentar a empáfia individual e a vaidade egocêntrica como a honradez de uma equipe de trabalho e a reputação de uma empresa.

O orgulho egocêntrico está voltado especificamente à capacidade individual de conquistar posição, galgar postos e ampliar remuneração. Não há como negar que nele existe também uma força motivacional. Mas não dá para comparar com a força existente no sentimento coletivo de orgulho, de se saber pertencente a uma equipe de alto desempenho, comprometida e competente com o que faz, da forma como faz, com quem e para quem faz.

Eu, se fosse você – e colocando o orgulho no seu devido lugar –, investiria no sentimento de orgulho como força motivacional. A maioria de nós trabalha mais arduamente quando realiza tarefas que geram orgulho a partir dos nossos valores pessoais. A maioria de nós trabalha com mais afinco quando realiza projetos relacionados a um propósito de vida, para além do profissional. Tal sentimento aumenta consideravelmente quando esses valores e propósitos se entrelaçam compondo uma causa coletiva.

O que pode trazer mais alegria e sentimento de orgulho do que um cliente reconhecer na experiência oferecida, por meio dos produtos e serviços que adquire, a presença dos valores e do propósito de uma equipe unida, entrosada, coerente, comprometida e competente? O sentimento de orgulho tem a ver com o produto do trabalho coletivo e o que ele faz pelos outros. Como é gratificante ver que o resultado do propósito coletivo afetou positivamente a vida de outras pessoas!

O sentimento de orgulho tem a ver também com as aptidões desenvolvidas para garantir o produto do trabalho coletivo. Como é recompensador saber que cada um está aprendendo diariamente e ampliando as suas habilidades na medida que realiza suas tarefas e enfrenta desafios! As pessoas se orgulham de desenvolver novas capacidades para atingir níveis de desempenho mais elevados e que até julgavam algo impossível.

O sentimento de orgulho tem a ver com o respeito e a admiração que se adquire ao longo do tempo, construindo uma reputação que retroalimenta e fortalece ainda mais o sentimento de orgulho.

Números são importantes e servem como balizas para calibrar as decisões e as ações, mas o significado emocional e motivacional do qual o sentimento de orgulho é capaz vai muito além das boas práticas de recursos humanos e do gerenciamento de pessoas e de resultados. Implica inserir a sua empresa, profissão ou trabalho em uma nova economia, a Economia ao Natural, alicerçada sobre os valores e o propósito.

Afinal, nada mais animador do que viver a própria natureza humana em todas as suas esferas – seja material, intelectual, emocional e espiritual –, contribuindo para que todos façam o mesmo.

Orgulhe-se disso!

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Quem leu esse artigo também leu esses:

  • A busca da melhor química

    Problema número 1: nem sempre temos consciência dos nossos medos. Costumamos disfarçar, chamando-os de ansiedade,...

  • A mais sublime herança

    “Em nossas grandes cidades a população não tem deus, está materializada – sem vínculo, sem...

  • Empresa: vocação humana. (Parte 2 de 2)

    No artigo anterior, ‘Empresa: vocação econômica’, falamos sobre as incoerências entre o desenvolvimento humano e...


Vamos conversar?