Mudança: você está falando sério?

Mudança é uma palavra muito presente em nossa vida. Enaltecemos a mudança como algo que precisa ser feito na empresa, no trabalho, no modo de viver. Acreditamos e apostamos nela como necessária, mas mudar mesmo… ah, aí é outra conversa.

Situação 1: as coisas vão bem e a mudança não é bem-vinda.

Situação 2: as coisas vão relativamente bem e relativamente mal e a mudança parece não valer o trabalho que vai dar.

Situação 3: as coisas vão de mal a pior e a mudança, nessa hora, é tardia e pouco ou nada vai ajudar.

“Em time que está ganhando não se mexe”, é possível que já tenha ouvido essa frase. Mas o insano da história é que em time que está perdendo também não se mexe.

Como vê, embora a palavra seja de uso quase diário, nas declarações de intenções pessoais e empresariais, ao se transformar em verbo de ação – mudar – a realidade é bem diferente.

Intrigante não é a palavra em si, com a qual todos parecem concordar. Intrigante é a maneira como lidamos com ela. Veja se reconhece: você encontra uma solução para que a vida de todo mundo mude para melhor, de fácil aplicação, testada e confiável, mas ninguém quer mexer no que parece funcionar.

O nome que se dá a tal estranheza é status quo.

Status quo é uma expressão latina que significa “o estado atual das coisas” ou “a situação existente”. Manter o status quo implica preservar as circunstâncias como estão, sem inovações ou alterações significativas. É o que faz acreditar que mudar, mesmo que seja para melhor, não vale a pena. Perde-se algo que, bem ou mal, é conhecido e ganha-se algo que não se sabe bem o que é.

Se para você mudança é mesmo para valer, existem duas maneiras de lidar com ela. A primeira é substituir o receio e o sedentarismo pela confiança e arriscar-se a subir a escada, mesmo sem saber aonde vai dar. É um ato de fé e determinação. Se essa maneira não encoraja você, a outra é prática e objetiva: suba a escada degrau após degrau, ou seja, transforme a mudança total em pequenas mudanças sucessivas.

Se mudar é mesmo importante para você, então ouse agora mesmo: a escada está à sua frente. A ela!

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Quem leu esse artigo também leu esses:


Vamos conversar?