Esteja no controle!

As pessoas querem segurança acima de tudo? Sim, responderia quem mal interpreta a teoria das necessidades humanas de Maslow. Somente depois de atendidas as necessidades básicas e de segurança, o indivíduo se abriria para as superiores de associação, status e autorrealização.

Precisamos, de fato, de um mínimo de segurança e estabilidade para dar passos mais ousados. A interpretação da teoria de Maslow nos faz pensar em segurança e estabilidade como emprego, renda, casa, família. No entanto, que controle temos sobre esses fatores? Nenhum. Vide as tragédias de que a humanidade tem sido vítima.

Precisamos, de fato, reitero, de um mínimo de segurança e estabilidade para dar passos mais ousados, mas quem disse que elas precisam ser externas? E se, ao invés de pensarmos em segurança e estabilidade à luz das coisas de fora, pensarmos em segurança e estabilidade internas?

Vemos as nossas estabilidades e segurança serem estremecidas diante das notícias diárias sobre a economia. Que controle temos sobre a economia de fora? Nenhum. No entanto, tudo o que está fora do controle na economia de fora, tem um correspondente que pode estar sob controle na economia de dentro.

Nos processos de educação da Metanoia costumamos dizer que existe o ritmo do negócio, o ciclo da empresa e o fluxo do líder. Enquanto os dois primeiros sofrem influência da economia de fora, o único controle que o líder tem é sobre o terceiro elemento, a economia de dentro, ou seja, o seu próprio fluxo. É a partir daí que influencia e contribui positivamente para o ciclo da sua empresa e o ritmo do seu negócio. Vale também para o profissional liberal, o servidor público, o empreendedor digital, o trabalhador registrado ou uberizado.

Do que trata a economia de dentro? Da nobreza humana. Nela estão inseridos os nossos desejos, intenções, percepções, opiniões e até as nossas aversões. Nela estão inseridas a nobreza de caráter e a nobreza de espírito. Estas são âncoras mais confiáveis do que todas as outras que a água e o fogo podem levar.

Cada um de nós tem o controle – e tão somente – sobre o seu caráter e espírito. E acredite! Não é pouco. Na qualidade da nobreza está todo o nosso poder, inclusive para exercer influência no mundo ao redor.

Discorro mais sobre esse tema no novo livro “O Código da Nobreza”. Confira! E pratique.

Se inscrever
Notificar de
guest
1 Comentário
Mais velho
O mais novo Mais votado
Inline Feedbacks
View all comments
Alciene Ribeiro Araujo
Alciene Ribeiro Araujo
11 dias atrás

Excelente reflexão.

Quem leu esse artigo também leu esses:


Vamos conversar?