Existe a empresa e existe o negócio. Não significam a mesma coisa. Por conta da empresa, criou-se uma ciência, a administração. Esta, por sua vez, desdobrou-se em outras: administração de marketing, de finanças, de produção, de recursos humanos. Nem sempre, em uma mesma empresa, as diversas administrações encontram-se alinhadas ou funcionam sinergicamente. Também é fruto da ciência da administração a departamentalização, enquadrando cada um daqueles desdobramentos em áreas específicas, que nem sempre interagem.
Outro ponto a considerar é a interferência, nem sempre positiva, que a ciência da administração sofre por conta das leis. Trata-se de cumprir a legislação trabalhista, contábil, fiscal e administrativa.
A administração tem a função de gerir os recursos para que os negócios produzam riquezas. O seu objetivo é dar sustentação aos negócios. Mas não podemos esquecer que quem verdadeiramente gera riquezas são os negócios. Peter Drucker dizia que a empresa é um centro de custos, o centro de lucro é o mercado. Assim, fundamentais mesmo são os negócios, que já existiam muito antes de Frederick Taylor transformar a administração em ciência.
Por isso, sempre que pensarmos em dificuldades financeiras, queda nas vendas, baixos resultados, devemos avaliar onde concentramos a atenção e o nosso tempo: na empresa ou no negócio?
Penso que primeiro devemos entender o porque das ocorrências citadas! Qual de fato seria o problema, se a situação foi provocada pela empresa ou pelo negócio.
Por exemplo, se temos um problema com o produto que já não atende o mercado, é foco na empresa! Agora, observando que o produto é notável e as vendas não acontecem, foco no negócio, temos que saber porque o mercado não reage sob a pressão de um bom produto.
Certo?
Abraços!
Quase certo, Sandro.
A empresa cuida do produto, o negócio cuida do cliente.
O que falta acrescentar no seu comentário é a palavra cliente.
Mercado é uma generalização.
A empresa estudo o produto, o negócio estuda o cliente.
Em geral, as empresas pensam muito o produto, mas estão de costas para o cliente.
Abraços,
Neste exato momento em que estou lendo este artigo, está ocorrendo uma reunião de produtos com várias lideranças da empresa, calendário acertado para o ano todo.
E onde está o calendário para cuidarmos das súplicas e necessidades do cliente?!?
A empresa está funcionando, mas o negócio precisa de um “X da questão” para melhor direcionar nossa atenção!!!
Abraços
Ricardo
É fácil arranjarmos desafios para a empresa, mas nem sempre lembramos dos desafios para o negócio.
Atestando o que você disse.
Abraços,