Desiluda-se!

Trabalho com empresas e negócios. Por meio de um processo denominado metanoia, parto do princípio de que mudança de verdade só se faz a partir da expansão de consciência. E o raciocínio é lógico: nenhum líder leva a sua empresa para um estágio onde a sua consciência ainda não chegou.

A ajuda de consultores até pode levar uma empresa para um estágio mais avançado, mas mantê-la aí vai depender do líder que a conduz no dia-a-dia. Se a consciência dele não evoluiu, inevitavelmente a empresa vai regredir ao estágio anterior, a menos que se mude o líder. Essa é uma das razões para que haja tantas frustrações dos contratantes quando recorrem, sem sucesso, a consultorias, sejam particulares ou corporativas.

Compreendi isso depois de atuar por quatorze anos como consultor e incorporei com gosto o ofício de educar. A educação de verdade é o único meio de levar a consciência de um líder do ponto A para o ponto B. A empresa virá junto, consequentemente.

No processo da metanoia, líder e obra evoluem juntos.   Podemos dizer que o líder constrói a obra e a obra constrói o líder, num virtuoso e sinérgico processo de entrelaçamento. Dissociar um da outra leva à perda de força do precioso movimento de coesão.  

Há quem pense, no entanto, em se resolver primeiro para depois resolver a empresa. O máximo que conseguem é entrar em um moto-contínuo, conhecido na informática como loop, aquela situação que todos já vivenciamos quando o computador fica rodando indefinidamente, em uma busca infinita, sem chegar a nenhum lugar, ou melhor, sem abrir os programas.

Isso quando não acontece um efeito-narciso, em que o líder coloca o seu umbigo no centro do universo e sai por aí fazendo uma porção de treinamentos de autoajuda, alguns mais esotéricos do que outros. O máximo que consegue é vivenciar alguns efeitos mentais, enchendo-se de ilusões capazes de sedimentar ainda mais a inconsciência.

Melhor é desiludir-se! Nada de pensar em varinha de condão ou em passe de mágica. O que existe é a aprendizagem nas quatro dimensões: emocional, moral, intelectual e espiritual. Depois disso, retorne ao estágio anterior se for capaz!

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. Campos obrigatórios*