Desiderato 10 – Eu desejo empresas com valores progressistas

Diferenciais compõem as estratégias de agregar valor aos olhos dos clientes. Existe um conjunto de valores progressistas, os quais vão além dos aspectos físicos e tangíveis de produtos e serviços. E que têm o poder de conquistar o coração de seus clientes, não apenas a sua mente.

Considere o caso da Starbucks como exemplo. Ao pagar mais do que o dobro pelo café produzido na Colômbia, sob a condição de que seja preservado o ambiente e que isso contribua para desenvolver a economia local, a empresa leva um agricultor a preferir plantar café em vez de coca. Essa estratégia para com seus fornecedores configura um valor progressista. É muito bom saborear um café na Starbucks, na certeza de seu padrão de qualidade e na confiança de que uma xícara a mais é uma folha a menos de coca a viciar o planeta.

No Brasil, temos o exemplo da Futura Tintas, que criou a Universidade do Pintor. O profissional, antes visto como objeto e valendo menos do que um galão de tinta, hoje é tratado como sujeito, capaz de aprender valores e virtudes não ensinados na maioria das escolas de classe média do país. Essa atitude humanitária faz com que consumidores conscienciosos prefiram as tintas da Futura e os pintores preparados em sua Universidade a quaisquer outros trabalhadores do segmento e marcas de tintas. É, portanto, um valor progressista.

Existe uma Nova Economia alicerçada em valores progressistas e composta por consumidores, fornecedores, colaboradores, investidores e líderes conscienciosos. São pessoas que querem construir um mundo melhor, mais humano, ético e próspero, por meio dos negócios.

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. Campos obrigatórios*