Desembace as lentes

Olhamos sem ver. E, rapidamente, fazemos as nossas classificações com base no que – estamos cansados de saber – não funciona mais. Caminhamos as mesmas e desgastadas trilhas, cheias de curvas e buracos, e por onde seguem todos, igualmente alheios à paisagem. Vamos com o foco ajustado no rotineiro, sem olhar para os lados ou para cima. Nem mesmo atentamos, de verdade, para o chão que passa como um filme visto dezenas de vezes. O horizonte, ao longe, sequer entra no reduzido esquadro a que nos condenamos, sejam quais forem as maravilhas que pode proporcionar. Os ditados populares tantas vezes no brindam com uma síntese de sabedoria, mas também passam batido: “o pior cego é o que não quer ver”.

O fato é que, tal como os cenários, o mercado é mais maleável e flexível do que pensamos. O fator limitante na busca de novas oportunidades está, com muita frequência, em nossos modelos mentais. Eles erguem as cercas que nos mantêm prisioneiros. Não obstante, o mundo real e cheio de ricas nuanças existe! Está bem diante do nosso nariz, mas a gente não enxerga senão o que já cansou de ver e experimentar. E, mesmo assim, tropeça. Nos mesmos buracos e armadilhas. E ali permanece o que amealhamos, como um buraco negro que muda de lugar e sempre está à nossa frente, sem que façamos um só movimento para evitar que nos sugue. Ao contrário, já lamentamos de antemão a pouca sorte…

Então, desembace as lentes! Para ajudar você a enxergar. O meu livro Os Sete Mercados Capitais – A jornada para levar a sua empresa a atingir o estado de graça da Nova Economia, pode ajudar você nisso.


Formato digital:

Amazon | Apple Books

Livro impresso:

Livraria Loyola | Livraria Curitiba |  Amazon | Livraria Cultura

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Quem leu esse artigo também leu esses:

  • Contribua para a corrente do bem

    – Empresa não é lugar para a bondade. Foi o que ouvi, juro! E me...

  • O que é a Nova Economia, afinal?

    Um movimento? Uma campanha? Uma bandeira? Um slogan? Do que, mesmo, se trata? De um...

  • Saiba qual é a base de tudo!

    Todo aprendizado integra o pensar e o fazer. Afinal, diz respeito ao modo como interagimos...


Vamos conversar?