Da sobrevivência à prosperidade

Obras dão trabalho. Mas é para isso que ele existe: para empreender e desenvolver. A qualidade do trabalho assegura a qualidade da obra. E o que garante a qualidade do trabalho é a qualidade da liderança. Que obras os tipos apresentados em seguida construiriam?

O solucionador de problemas

Seu modelo de gestão assemelha-se ao do jogador de tênis de mesa. Para cada ping, um pong. De certa forma, a habilidade com a raquete e com esse tipo de jogo, faz do solucionador de problemas um eterno patrocinador de problemas. Ele anseia por eles!

Sob seu comando, claro, existe uma legião de subordinados geradores de problemas. Afinal, sem eles, o modelo de gestão sucumbe e o líder não terá com que se divertir.

O construtor

Interessado no cliente, está sempre curioso, atento e disposto a desvendar suas necessidades. Mas vai além de apenas elaborar o melhor produto. Cria um portfólio de serviços. De fato, se apaixona pelo cliente. E um construtor apaixonado pensa mais em beleza do que em funcionalidade, mais em elegância do que eficiência.

Construção remete à engenharia, mas nesse contexto está mais para arquitetura. O bom construtor sabe que toda decisão de compra do cliente é mais emocional do que racional. Por isso, deixa o cliente andar pelo jardim inacabado. Depois, seguindo os rastros, pavimenta o trajeto.

O cultivador

Ao desapegar-se da pecha de proprietário, o cultivador muda a qualidade de sua contribuição. Ele não é mais a empresa e muito menos o cargo.

A tomada de consciência e a visão mais sistêmica faz com que compreenda que é responsável por todo o holograma, o espaço em que as energias se encontram para fazer algo acontecer. Esse espaço poderá ser preenchido com ruídos dissonantes ou com vozes harmoniosas. O cultivador sente-se responsável pelo holograma e quer contribuir com ele. É ali que pretende produzir riquezas. Esse é o jardim que precisa ser cultivado. O cultivador é, sobretudo, um gestor de homeostase.

Estágios

O leitor já deve ter notado que esses três tipos são estágios por onde trilha a liderança. Do ciclo de sobrevivência ao ciclo de prosperidade. Um por um, essa é a nossa caminhada. Inexorável e extraordinária travessia!

Se inscrever
Notificar de
guest
2 Comentários
Mais velho
O mais novo Mais votado
Inline Feedbacks
View all comments
Érika Fernandes
Érika Fernandes
10 anos atrás

Show!

Quem leu esse artigo também leu esses:

  • A fórmula infalível para o INsucesso

    Ser empresa única é nadar contra a maré. Nadar com a maré é escolher o...

  • Descubra o universo do outro lado do balcão

    Modelo de negócio é um conjunto de suposições sobre como uma empresa vai operar ao...

  • Os Sete Mercados Capitais

    Jubileu 2024 – 25 anos de Metanoia  Série de memórias construídas ao longo desses 25...


Vamos conversar?