Carta fictícia de um colaborador a um líder verídico

Sei que escrever cartas está fora de moda e tudo se faz por mensagens rápidas pelo celular. Mas hoje resolvi pegar uma folha de papel, uma caneta e rabiscar algumas linhas.

Faço isso porque, quase sempre, nossas conversas são rápidas e resvalam para os resultados que precisam ser alcançados. Compreendo a sua falta de tempo e a pressão que sofre para atingir as metas, mas sei também que tem se ressentido com pessoas que vão embora, outras que sem querer permanecem e aquelas que não correspondem às expectativas. Penso que a minha carta possa ajudar você a compreender essa realidade.

Se nada servir e mesmo que essa folha acabe amarrotada em um cesto de lixo, ao menos expresso os sentimentos entalados na garganta. Peço que não os julgue como se fossem mimimis, nem se irrite com o que não vai lhe agradar. O meu intuito é, sinceramente, contribuir.

Gostaria de ressaltar que não falo apenas por mim. Essas percepções e sentimentos representam boa parte dos colegas. Para não parecer algo pessoal, vou expressá-los como se fossem nossos, pois são, de fato.

“Dê-nos um sentido”. Quando vamos para o trabalho, abdicamos do resto de nossas vidas. Nós nos dedicamos por inteiro ao que precisa ser feito. Gostaríamos, no entanto, que nosso emprego fosse mais do que um meio de vida, para buscar sustento.

Eu acho pouco trocar tempo por dinheiro, porque são muitas horas do dia e muitos dias de vida dedicados ao trabalho. Conseguimos os recursos para sobreviver, mas necessitamos de um sentido para viver. Queremos fazer parte de uma história que possamos contar juntos.

“Queremos uma liderança. ” Mas não qualquer liderança. Apreciamos uma liderança educadora. Não queremos um líder sobrecarregado que faz tudo, pensa em tudo, decide tudo, controla tudo e quer ficar no lugar de todos, nem aquele que impõe ou sobrepõe a sua vontade à dos outros, que dá ordens minuciosas sobre os assuntos, que bloqueia a criatividade de todos. Queremos um líder que indique a direção e seja o guardião desse norte. Que lembre a cada um por onde deve ir e cuide para manter a rota.

“Livre-nos das faltas. ” Parece que estamos sempre em falta e a vida no trabalho parece com uma batalha sem trégua nem fim, feita de sangue, suor e lágrimas. Ali, todo o trabalho é esforço, em vez de realização. A satisfação é o fim do expediente.  O lucro é o que sobra do empenho na contenção de custos e despesas. Precisa ser assim? Sentimos falta de conhecer o propósito da empresa, o sentido do negócio, o significado dos projetos, a importância das tarefas.

“Seja o exemplo. ” Ninguém transmite uma filosofia se não a pratica, ninguém adota comportamentos adequados se o líder não dá o exemplo. Quando você transmite energia, fé, coerência, desperta em cada um de nós a confiança e o entusiasmo e, na mesma medida, queremos multiplicar a nossa energia e o nosso potencial de inteligência e criatividade. É claro que tudo isso vai chegar ao cliente, que responderá com gratidão.

“Seja cuidadoso, ” isto é, compreenda a sua equipe, da qual faço parte, conheça cada um de seus integrantes, entenda seus problemas, preocupações, sonhos, ideais, frustrações, rancores, ansiedades. Que zele por nossos relacionamentos, sustentados solidamente com gentileza, confiança, sinceridade, respeito à individualidade e à dignidade.

Transforme a empresa em uma “comunidade de trabalho”. Organização lembra departamentos, normas, regras, operação. Comunidade remete a valores, virtudes, ideias, criatividade. Queremos pertencer a uma comunidade em que a alegria esteja presente no dia-a-dia de trabalho, dando alívio ao nosso fardo.

“Enobreça-nos ”. Crie condições para que nos tornemos melhores a cada dia. Não nos deixe findar o trabalho à tarde com a mesma estatura que o iniciamos pela manhã. Desejamos uma gestão humanizada que nos faça mais humanos.

Diante disso tudo, saiba que pode contar comigo, não apenas como colaborador, mas também como amigo. Os seus desafios serão meus, aprenderemos juntos com os erros e celebraremos juntos os acertos. Juntos estaremos, para o que der e vier.

Com o meu apreço.

 

Se inscrever
Notificar de
guest
4 Comentários
Mais velho
O mais novo Mais votado
Inline Feedbacks
View all comments
Ronaldo Campos Filhos da Luz
Ronaldo Campos Filhos da Luz
7 meses atrás

Excelente texto. Reflete bem as necessidades humanas nos ambientes de trabalho.

Humberto Neiva
Humberto Neiva
7 meses atrás

Este texto é digno de mestre. Maestre Roberto Tranjan! Obrigado pelos ensinamentos e por mais esta contribuição

Alciene Ribeiro Araujo
Alciene Ribeiro Araujo
7 meses atrás

As palavras ditas nesse texto retrato muito bem, o que se espera de uma liderança educadora. Compartilhar nossa filosofia e interesse pelo o liderado vamos além da tarefa, benigna a vida. Amor que transforma

Júlio Miranda
Júlio Miranda
7 meses atrás

Excelente!

Quem leu esse artigo também leu esses:

  • VOCÊ SE CONSIDERA ELEGANTE?

    Vamos ver se a gente se dá conta da própria elegância (ou deselegância). Antes de...

  • Por que não fazem?

    A área de marketing atrasou as peças promocionais, as vendas não preencheram a capacidade produtiva,...

  • Entre o mérito e o merecimento

    O mérito – ou a meritocracia – goza de boa reputação na sociedade capitalista em...


Vamos conversar?