Investidores estão sempre em busca das maiores taxas de retorno. Para isso, vasculham opções de renda fixa, variáveis, fundo de ações, bolsa de valores. Qualquer taxa de 1% a mais é muito bem-vinda.
Existe, porém, um investimento que é o maior de todos: aquele que fazemos em nós mesmos, ou seja, capaz de nos tornar seres humanos melhores. Calcule que essa seja a busca de todo vivente: evoluir diariamente 1% ao dia!
Imagine que esse 1% de acréscimo diário incluísse cuidados com o corpo para manter uma vida saudável, com alimentação correta e prática de exercícios. Valeria acrescentar mais elementos à receita básica: cuidados com as relações e as emoções, dedicando a elas o devido zelo e atenção. Não bastasse, seria bom ampliar sua própria cota de virtudes, ampliando a bondade, por meio de boas ações, a verdade, reduzindo mentiras e boatos, a beleza, evitando o grotesco e o mesquinho.
No que se transformaria o mundo ao longo do tempo se os seres humanos evoluíssem 1% ao dia? Talvez, finalmente, ficasse um lugar habitável para todos.
A proposta pode parecer ingênua e romântica. Mas, por que não tentar? Se investimentos econômicos e financeiros merecem tanta atenção e cuidados, a vida não pode merecê-los, também?
Seres humanos melhores implicam uma solene expansão de virtuosas intenções, percepções, relações, conexões e ações corretas (confira, em profundidade o que são essas dimensões no livro Chamamentos). Todos os que estão ao nosso redor ganham com isso, da mesma forma que o próprio universo.
Vamos lá, porque até cabe uma barganha, caso você ache 1% ao dia um repto de grande monta. Quem sabe concentrar-se no intento 1% por semana, ao mês ou ao ano – vale, acredite! O importante da inusitada provocação é caminhar para frente, não para trás, nem optar pela estagnação. Se a sua ambição é de bom tamanho para os capitais, por que não ser também para a vida?
Aceite, então, o instigante desafio: 1% ao dia. Comece agora!
Que incrível , como aprendo a cada dia muito bom ter essa oportunidade de ser moldada com ensinamentos tão preciosos .
Rose
Aprender é uma graça.
Abraço