Nos entremeios das farras de blocos ruidosos, das algazarras nos bailes de fantasia e das apoteoses em desfiles de avenidas, existe – resistente ao tempo e cravada em nossa memória – uma reserva de canções com a temática do carnaval. Vez por outra nos pegamos cantarolando e é o que nos resta para não perder a festa, no atual momento de folias acalmadas.
Escolhi algumas e selecionei versos em que a própria festa serve de metáfora para traduzir nossos sentimentos. Compartilho com você a sabedoria dos bons carnavais.
Eu tô só vendo, sabendo, sentindo, escutando e não posso falar
Tô me guardando pra quando o carnaval chegar
Nem todo dia é dia, nem toda hora é hora. Tem o tempo da espera e o tempo da ação. Tempo de recuar e tempo de avançar. É disso que o autor dos versos, Chico Buarque, trata nessa obra antológica. A hora e a vez pode não ser agora e resguardar-se talvez seja o mais inteligente a ser feito.
Em outra canção, Chico coloca a esperança no lugar da espera. E evoca o nosso melhor para entrar na folia.
No Carnaval, esperança
Que gente longe viva na lembrança
Que gente triste possa entrar na dança
Que gente grande saiba ser criança
Os versos são um alento para que a gente não esqueça de outras gentes distantes nem deixe de entrar na dança ou de ser criança.
No cancioneiro do Brasil, o carnaval surge também na arte de compositores como o saudoso Lamartine Babo, ao expressar ao mesmo tempo a festa e a dor contida.
Rasguei a minha fantasia
O meu palhaço cheio de laço e balão
Rasguei a minha fantasia
Guardei os guizos no meu coração
Rasgar é livrar-se, deixar as fantasias de lado e guardar no coração a alegria, que nem sempre é autêntica no carnaval.
São muitas canções lindas, maravilhosas e atemporais. Como as que se expressam nos versos de Vinicius de Morais e na melodia de Carlos Lyra e que será sempre um canto de nostalgia, esperança e paz.
Quem me dera viver pra ver
E brincar outros carnavais
Com a beleza dos velhos carnavais
Que marchas tão lindas
É o povo cantando seu canto de paz.
Bom carnaval para você. Com a trilha sonora mais relevante e inspiradora. Escolha a sua e, sobretudo, cuide-se!