A nobreza da liderança

Liderança é tema comum no mundo político e empresarial. Milhares de livros são lançados anualmente tratando do tema sob vários ângulos, na tentativa de comprovar o melhor modelo, o estilo, a habilidade, o perfil, a referência.  Líderes muito diversos são dados como exemplo, entre os quais Alexandre, o Grande e Joana d’Arc, Mandela e Churchill, Steve Jobs e Elon Musk.

O planeta, a sociedade e as organizações clamam por novas lideranças. Todas as que passaram – boas e ruins – atuaram em contextos diferentes do que atualmente vivemos. A nova ordem, que moldará a sociedade e os seus agentes, vai necessitar de outros líderes ou de uma liderança que caminhará em distinto sentido talvez até oposto aos moldes antigos e ultrapassados.

A nova liderança exige nobreza, não mais aquela aristocrática. O desafio será do eu forjado para o eu verdadeiro e o exercício será o de ocupar a lacuna aberta pelo vazio existencial com valores virtuosos, aqueles que compõem a verdadeira essência do líder.

Não se trata mais de estar líder, cumprindo uma identidade, seja um papel, um cargo ou uma posição no organograma ou status social, mas de ser líder como exercício da essência, do ser, dos valores mais íntimos e íntegros.

Um líder integrado aos seus valores é capaz de oferecer um propósito para a empresa ou a comunidade, uma causa que inspire todos a oferecer também, e na mesma medida, os seus valores mais virtuosos e, com isso, viver uma vida abundante em todos os aspectos.

Quando um líder é capaz de oferecer um propósito com significado aos seus liderados, então podemos dizer que a nobreza está presente e a liderança é de dentro para fora. Um propósito com significado é uma extensão natural do conjunto de crenças e valores do líder e da compreensão de que a vida tem outras dimensões para além da mera sobrevivência.

Tenhamos, portanto, fé nesse novo mundo e coragem para transformar a própria liderança. Trabalhar tal missão é questão de urgência, pois só assim teremos as condições de viver e promover a verdadeira nobreza. O desafio é grande e inadiável. Dê o seu melhor para alcançá-lo!

 

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Quem leu esse artigo também leu esses:

  • O que é pior?

    Saber que um colega será demitido se ele não mudar seus comportamentos, mas você não...

  • Muito além de uma diretoria

    “Na mira das empresas: impulsionadas pelo ESG, diretor de felicidade é aposta no mercado”. Está...

  • A mais natural de todas as motivações

    Dos autores que conheço, o renomado psicólogo humanista Abraham H. Maslow é o mais incompreendido....


Vamos conversar?