Gestão humanizada é aquela que abre espaço e incentiva o exercício das virtudes humanas. Estas, por sua vez, decorrem de valores. Mas, atenção: confira se o que você pensa a respeito representa, de fato, os valores capazes de assegurar uma gestão humanizada.
Duas compreensões são necessárias para quem deseja criar um ambiente de trabalho humanizado: 1) valores são diferentes de crenças; 2) valores virtuosos são diferentes de valores organizacionais.
Quanto à primeira delas, posso dizer que muita gente confunde valores com crenças e ambas têm sentidos opostos, ou seja, as crenças sabotam os valores. Elas nos concentram naquilo em que acreditamos, certos de que se trata da verdade e têm o poder de nos desviar do que de fato somos: justamente os nossos valores. “Estamos” as nossas crenças, mas “somos” os nossos valores.
As crenças separam. É muito difícil ou quase impossível construir um código de ética em uma empresa se as crenças prevalecerem sobre os valores.
Valores, por sua vez, nos unem. É curioso notar que muitas divergências políticas e religiosas estão no plano das crenças, pois os valores convergem, quando tratamos de nos aprofundar um pouco mais.
Em relação à segunda compreensão, destaco que os valores organizacionais são salientados nas empresas em geral. Competitividade, produtividade, lucratividade, eficiência e eficácia são valores importantes, mas não são considerados virtuosos, pois não advêm da alma humana. Embora até relevantes, também não asseguram uma gestão humanizada.
A gestão humanizada é o modelo de liderança que promove a ALMA da empresa. Os valores organizacionais citados representam o corpo e a mente da empresa.
Exemplo de valores virtuosos, dentre outros, que elevam a alma da empresa: dignidade e serviço ao próximo, amor e generosidade, verdade e integridade, justiça e igualdade, otimismo e fé, humildade e simplicidade, liberdade e autonomia, inciativa e responsabilidade, esforço e perseverança, cooperação e solidariedade, paciência e tolerância, perdão e compaixão, curiosidade e interesse pelo conhecimento, atenção e reflexão, aceitação, compreensão e confiança.
A pedra angular da alma da empresa está na sua carta de valores virtuosos. O consenso na construção dessa carta é a ação original de uma gestão humanizada. Tudo o mais segue a partir daí.
Vale a pena introduzir ou aprimorar a humanização no ambiente de trabalho. É o que atrairá e reterá os melhores seres humanos. Pratique e constate.
Sou mesmo privilegiada por está vivendo tudo isso. Em uma empresa guiada por valores virtuoso.
Olá Mestre, Muito Boa Tarde !
Assunto vital para todos os Negócios que buscam Humanizar o trabalho. _Como posso ser mais humano no meu trabalho? Para Ser Fora é preciso descobrir o Ser de dentro!
Com a Metanóia (Alexandre Zorita e Edilza) construímos esse caminho com Nossas Pessoas da empresa Toda. Líderes e Equipes se Unem para descobrir mais Quem Eu Sou e Quando Sou ..para sabermos identificar aquilo que mais nos faz Humano. Essa construção é feita todo Ano formando nossa Carta de Valores, tamanho é sua importância para o processo crescente de Humanização e reduzindo o poder das crenças que tanto nos prejudicam. Segurança, Qualidade, Produtividade e Adequação às Leis só serão superadas se o EU estiver sendo lapidado! Esse EU é o da Essência que habita em Todos Nós, que nas empresas e por muitos líderes é descuidado. Num mundo industrial cada vez mais robotizado e digital, Entender de ESSÊNCIA, será a grande chave de mudança para as conquistas de resultados excelentes. Faz parte da nova Revolução que se achega, enquanto a máquina avança cada vez mais sobre o “fazer” Nós avançaremos cada vez mais para o “ser”. Viver nossas Virtudes sempre foi e sempre será algo Criativo e Inovador que promovem as grandes conquistas humanas da nossa História , onde as crenças escrevem com a fome e guerra, a Revolução da Vida escreve com Abundância de Significados promovendo o valor humano para que todos possam admirar a verdadeira Beleza que Nos Habita.