Metanoia

Jubileu 2024 – 25 anos de Metanoia 

Série de memórias construídas ao longo desses 25 anos de Metanoia, onde buscarei referências nos meus livros, que tão bem desenham esse percurso. 

Várias turmas de empresários e líderes obtiveram sucesso com a vigência do processo de educação denominado Metanoia. Era preciso compartilhar o êxito.

O livro gera polêmica devido ao seu título. Os responsáveis pela editora, à época, dividiam-se em dois tipos: uma parte dizia que a palavra era desconhecida e o título, inédito até então – depois surgiria em novos livros –, não incentivaria possíveis leitores a compra-lo; outra parte, dialeticamente, argumentava o contrário, ou seja, era exatamente o inusitado título que instigaria a curiosidade do pretenso leitor.

Vencida a saudável disputa, o livro foi publicado com o estranho título e o sucesso aconteceu. Transformou-se em best-seller, sendo reeditado dezenas de vezes e assim continua nos dias atuais.

Ficção com personagens reais

Foi a primeira experiência com um livro romanceado e esse modelo de escrita favoreceu também sua boa aceitação.

Lucas, o personagem principal, encarnava com fidelidade o arquétipo do empresário desarvorado, sem tempo para a própria vida, voltado apenas para os seus negócios e a empresa, que traduzia perfeitamente a típica organização da era industrial, com seus defeitos e mazelas.

É justo na tentativa de disputar uma grande venda com a concorrência que Lucas bate o carro, na avenida Paulista, e acaba conhecendo Jefferson, personagem real que, junto com outros onze, vão fazer com que Lucas mude a sua empresa a partir da mudança que vai acontecendo com ele ao longo da narrativa.

A rota do ouro e a arca do tesouro

Ainda ao sabor de uma história com seus altos e baixos, Lucas percorre a chamada Rota do Ouro – cenário, foco e clientes -, enquanto movimenta a sua Arca do Tesouro – liderança, equipe, colaboradores.

Cada um dos elementos citados são temas aprendidos com os metanoicos que sabem inspirar Lucas para que ele mesmo viva uma metanoia.

No final, Lucas recebe uma carta de seus inspiradores. Como uma profecia, a mensagem anunciava uma comunidade de empresas que comungavam uma inovadora filosofia de fazer negócios e gerar riquezas por meio da gestão humanizada.

A comunidade existe até hoje, honrando a profecia.

Quero saber mais dessa história.

 

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Quem leu esse artigo também leu esses:

  • Na frente ou atrás dos números

      “Os líderes preferem gastar horas discutindo números a dedicar um décimo desse tempo aos clientes...

  • O mundo, a empresa e o líder

    Podemos traçar paralelos entre os impasses do mundo e aqueles vividos pela empresa diante do...

  • Almeje o estado interessante

    Há quem acredite em empresa feliz. Eu não, pois desconfio da sua existência. Para quem...


Vamos conversar?