Olhe para o céu estrelado

Dilemas aparecem por todos os lados e quase todos os dias. São tanto da esfera profissional quanto das esferas relacional, conjugal e familiar. Deles não nos livramos, fazem parte dos nossos dramas e das nossas tramas. Mas devemos evitar que os dilemas se transformem em desastres.

Dilemas têm o poder de capturar a nossa atenção e estreitar o foco. Sem que a gente perceba, estamos andando em círculos ao redor deles, cada vez mais obcecados. A visão se estreita e, quanto mais retidos ficamos, mais restritas são as alternativas de solução. Os pensamentos vão e vem, mas são quase sempre os mesmos. Nós os reprisamos, tal como os sentimentos deles decorrentes.

O comportamento vicioso não é consciente e aí está a razão do dilema: agimos inconscientemente no automático e algo precisa nos tirar desse estado autômato. Saiba, no entanto, que existe uma dica simples – nem sempre fácil – para sair do círculo vicioso que conduz os dilemas para os desastres: ampliar o quadro geral.

É o que nos leva ao distanciamento dos dilemas, sob outros ângulos de visão. Assim, diminuímos a força dos seus impactos e expandimos as possibilidades de resolução.

Quem nos dá um bom ensinamento a respeito é o filósofo Immanuel Kant. Em seu túmulo está impressa uma sentença extraída do seu clássico “Crítica da Razão Prática”. Diz assim:

“Duas coisas enchem o ânimo com renovada e crescente admiração e respeito, tanto maior a frequência e a aplicação com que deles se ocupa a reflexão: o céu estrelado sobre mim e a lei moral em mim”.

A lei moral reside na razão. O céu estrelado bem podia ser algo externo, mas segundo Kant é uma ampliação da própria razão.

Note que o filósofo está se referindo tanto ao aqui como ao acolá, abordagem que vez ou outra retorna nos meus textos. Sem o acolá, o aqui se apequena e, impotente, não consegue dar conta do recado, ou seja, de oferecer alternativas de solução eficazes e criativas.

Curiosamente, a palavra desastre significa literalmente sem estrelas (do latim, des-astrum). É no distanciamento do céu estrelado que nenhum desastre encontra o seu lugar.

Ouse e colha os frutos!

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Quem leu esse artigo também leu esses:

  • Qual é a âncora da sua empresa?

    Política em polvorosa, rebuliço na economia, dólar e preços descontrolados! Bons motivos para sentir aquele...

  • Veja além do visível, então aja!

    Heráclito de Éfeso, – assim como Tales, Pitágoras, Parmênides e Demócrito – pavimentou o caminho...

  • Felicidade a qualquer custo!

    Final de ano! As festas de réveillon acontecem em todo o mundo, uma necessidade de...


Vamos conversar?