Difícil não é encontrar uma agulha no palheiro. Difícil é encontrar uma agulha no meio de muitas outras agulhas. Diferenciar-se, hoje, é o principal desafio da estratégia dos negócios. Vale para empresas e negócios, profissões e carreiras.
Já foi mais fácil. Indústrias se diferenciavam pela qualidade de seus produtos. Comércios se diferenciavam por atendimento e melhores preços. Prestadores de serviços se diferenciavam pela excelência nas entregas.
A tecnologia equiparou bastante os negócios. Por isso, se você ou a sua empresa é tecnicamente competente, capaz de oferecer produtos com alto padrão de qualidade e de prestar serviços com alta excelência, tal conjunto de fatores será igual ao de tantos outros congêneres. Nada além de agulhas misturadas com outras agulhas.
Então preste atenção no que é muito importante: de nada adianta pregar uma gestão humanizada se, no primeiro aperto de caixa, os colaboradores são colocados no olho da rua, desconsiderando que o desempenho deles nada tem a ver com os erros de estratégia e de administração das lideranças.
Também de nada adianta pregar um capitalismo mais consciente se a sua empresa estimula uma arena de guerra no mercado em que atua, na mais vil predação para com fornecedores, concorrentes e clientes.
De nada adianta, ainda, o discurso humanitário da responsabilidade social inspirado nas ESG´s e ODS’s orientados pela ONU, se centenas ou milhares de copos d’água são descartados diariamente, apenas para dar um exemplo.
Talvez seja possível impressionar alguns desavisados, mas o fato é que o mau cheiro é sentido a quilômetros de distância. Não existem segredos. O mercado ligado em rede sabe mais do que a própria empresa sobre suas práticas. E as notícias, sejam boas ou más, são repassadas para todos.
Mercados são conversas e não adianta disfarçar. As mesmas antigas lorotas estão, agora, a descoberto. As velhas declarações de missão e princípios que não correspondem à realidade amarelarão nas paredes sem que alguém as leve a sério.
Como, então, destacar-se? Preste atenção: as duas conversas, uma dentro e a outra com o mercado, terão de estar alinhadas. A sua coerência e a de sua empresa é o diferencial capaz de fazer reluzir o negócio.
Negócios são apenas uma parte das nossas vidas. A Vida vem antes e continua depois dos negócios, dos produtos e dos serviços.
É chegada a Revolução da Vida, em que a coerência é o maior de todos os diferenciais. Pratique e colha os frutos!
Ser integralmente coerente é para poucos. Mas, por outro lado, temos tantas dimensões dentro desse mundo em que estamos nessa breve passagem que ao mudar de frequência muitas surpresas aparecem.