Desiderato 9 – Eu desejo igualdade de oportunidades e riqueza para todos

Os romanos, na antiguidade, davam nome aos ventos. Ob portus designava o que levava as embarcações ao porto seguro. Era considerado oportuno, pois soprava em direção ao melhor destino. Essa é a origem da palavra oportunidade.

Sozinho, o ob portus não é garantia de sucesso. Outros fatores serão necessários para o melhor aproveitamento das oportunidades. O sopro de fora precisa se conectar com o sopro de dentro.

Nenhum de nós sabe ao certo se o vento que sopra em nossa direção é mesmo o ob portus, mas podemos oferecer ao que aparece a grandeza de nosso desejo, de nossa fé, de nossa esperança, de nossa infinita vontade. Todos nós temos uma história para contar, uma luz para manifestar, um combate a travar, uma generosidade a oferecer, um talento a aperfeiçoar, um sonho a compartilhar.

Quando conhecemos o sopro interior, fica mais fácil reconhecer o sopro exterior. Não sabemos ao certo quando ele vai se manifestar. Mas podemos estar preparados.

É bom saber que a presença do ob portus não evita o aparecimento de dificuldades. No meio da navegação, haverá arrecifes de resistências e diversos obstáculos. Até mesmo icebergs de traições, decepções e frustrações.

Tudo isso faz parte da odisséia de cada um. O que não pode faltar é o vento oportuno, ob portus, e a firme vontade de seguir em frente.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Quem leu esse artigo também leu esses:

  • Nova carta do Velho para o Menino

    Ilustríssimo Aladim Nunca imaginei que aquele encontro no ônibus, com destino à Barra Funda, fosse...

  • Desiderato 10 – Eu desejo a criação coletiva

    O PIB mede a produção de bens e serviços, mas não de ideias. É um...

  • Não fosse ele

    Estava tudo aí, mas precisou dele para colocar em xeque alguns pressupostos que nunca construíram...


Vamos conversar?