Quem são, atualmente, os líderes de referência?
Outrora, personalidades políticas já foram muito admiradas: Winston Churchill, Charles de Gaulle, Theodore Roosevelt, Ho Chi Minh, dentre outros. Hoje, os políticos estão em baixa. Tanto é que o atual prefeito de São Paulo elegeu-se fugindo dessa pecha e se apoiando em outra, a do gestor. Mas quem são os gestores de referência?
Henry Ford, Alfred Sloan, Sam Walton, Jack Welch e Steve Jobs já foram, no mundo dos negócios. Mas, quem olha suas trajetórias bem de perto, logo descobre que muitos deles não passavam de produtos de marketing.
Afinal, olhando o mundo atual, quem são as verdadeiras lideranças de referência?
Atualmente, parece haver apenas dois incontestes: o Dalai Lama e o Papa Francisco.
Existe uma mensagem no ar. Aponta para certa degeneração da política e das empresas. No Brasil, e também em outros países, assistimos à relação incestuosa entre ambos e sentimos o mau cheiro emanando dos dois lados. Política e negócios estão em baixa. Tudo o que é falso continuará voando aos pedaços.
Precisamos de algo que vá além das coisas do aqui e que nos sustente no acolá. E isso só será possível se a espiritualidade estiver presente e no comando.
Esta é a mensagem que está no ar. Um novo plano aparece. Mais do que nunca é imprescindível a espiritualidade na política e nos negócios. Líderes que a desenvolvem, verdadeiramente e não apenas no discurso, estarão mais aptos a conduzir as comunidades do presente e do futuro, e isso inclui também as organizações. Isso está além do que pregam os gurus e demais especialistas do management.
Elevar o mundo é o desafio da política e dos negócios. Trata-se de colocar as virtudes no lugar dos vícios, os valores éticos no lugar dos monetários e os valores humanos no lugar dos materiais. Esta é a resposta dos seres humanos ao convite divino.
Todo o plano anterior desabou e continua caindo por terra! Não se trata de manter ou conservar, mas de construir uma Nova Economia. É para isso que existem empreendedores.
Essa será a nova arrancada universal para o melhor!
Há mais de 13 anos como palestrante e consultor empresarial no segmento de Atacado e varejo, compartilho com a mesma verdade de espiritualidade empresarial voltada para negócios e pessoas, onde o serviço de excelência se evidencia junto com a fidelidade de clientes e compartilhamento de ganhos em escala crescente. Não somos uma única luz na escuridão. Esse foco de nova economia é a ponta do iceberg. Parabéns, Roberto. Estamos juntos!