Para dizer que uma empresa é mais humana, podemos nos ater a seu lado “alma” e afirmar que ali existe qualidade de diálogo. Todos conversam com maturidade, respeitando a ambivalência. Esta palavra significa que “ambos valem”. Portanto, se ambos valem, é preciso buscar uma terceira alternativa, que é obtida por consenso.
Consenso é uma palavra importante em empresas mais humanas. Implica disposição para conversar, negociar ideias até chegar a determinado ponto que todos estejam dispostos a apoiar. Consenso requer apoio e cooperação. Não é a mesma coisa que democracia, em que a minoria perdedora resiste às decisões da maioria vencedora. No consenso ninguém perde, todos ganham.
Podemos, também, dizer que uma empresa mais humana é aquela que promove o aprendizado. Para Leonardo da Vinci, “aprender é a única coisa de que a mente nunca se cansa, nunca tem medo e nunca se arrepende”. A empresa mais humana é aquela em que todos têm a oportunidade de aprender, desenvolver-se, evoluir. Não apenas profissionalmente, mas como seres humanos. E, assim, deixar o medo do lado de fora.
Por isso, a empresa mais humana é alicerçada nos valores, naquilo que existe de mais essencial na existência humana. E não pense que, por ser mais humana, está isenta de conflitos e imune às vilanias. É mais humana exatamente por não eliminar do seu habitat o que existe de mais humano na existência: a lama, o barro e o reflexo das nuvens e do azul do céu na poça d´água. Para que, justamente, a lama e o barro sirvam como aprendizados e desafios capazes de abrir espaço cada vez maior ao céu cor de anil.
Então você pode perguntar: “qual a vantagem de ter uma empresa mais humana se ela carrega os mesmos defeitos daquela que não investe e não se interessa por sua humanidade? ”
Antes de tudo, é bom salientar que a empresa mais humana sabe tratar as suas desumanidades com humanidade. Isso faz com que conquiste, a cada dia, o que existe de melhor em cada pessoa. Nela prevalece mais a virtude do que o vício, mais a excelência do que a negligência, mais a verdade do que a mentira, mais a beleza do que o grotesco, mais a bondade do que a maldade.
Não bastassem todas essas vantagens na perspectiva da alma, a empresa mais humana é também melhor na mente. Em outras palavras: ser mais humana é bom negócio!
A começar do fato que a empresa mais humana é também mais altruísta. Está muito interessada no outro e propensa a lhe dar atenção e dedicar-se a ele. A empatia é uma de suas virtudes, então sabe compreender o outro, colocar-se no lugar dele, descobrir onde lhe aperta o sapato.
A empresa mais humana não se limita a fazer com que as pessoas sejam mais generosas. Incentiva seus colaboradores a ser mais generosos com os outros. Oferece todas as condições para que o ego dê lugar ao alter. Leva cada um a voltar-se para fora, para o outro.
Agora, substitua “o outro” pelo “cliente” e releia os últimos parágrafos. Tente compreender porque a empresa mais humana é um bom negócio.
E, para não dizer que não falamos de corpo, tente imaginar os processos de trabalho quando o olhar está centrado no outro. E, também, procure prever os resultados, quando o outro, ou seja, o cliente, responde com gratidão a tamanha, natural e generosa dedicação.
Agora, para arrematar, responda: o que é e para que serve uma empresa mais humana?
Meu caro, pensando… uma empresa mais humana é de fato uma empresa espelhada pelo cliente! Esta empresa é em seu fundamento, o próprio cliente! E penso que olhando por esse ângulo… a empesa mais humana tem que conhecer bem o seu cliente! Aqui, observo clientes com pensamentos diferentes, desejos diferentes, esperam uma solução dada de forma diferente… entende? Penso, que uma empresa mais humana, tem em seus colaboradores tudo que se faz necessário para atender estes clientes tão necessitados de somente uma coisa… atendimento humano cortês, sincero e apropriado!
Meu pensamento!
Uma semana de luz a todos!
Sandro
É isso.
Uma empresa mais humana é uma empresa-sujeito.
Melhor ainda se ela representar o cliente.
Tanto melhor se ela representar o colaborador.
E se ambos tiverem uma conexão comum.
Obrigado por suas palavras.
Abraço