Para ser bem sucedido 3 – Competências e Valores essenciais

 

Fala-se muito do conjunto dos conhecimentos, habilidades e comportamentos adequados para determinadas épocas ou culturas. Então, recomenda-se aprender uma outra língua, lidar com a informática, desenvolver habilidades de relacionamento.

Sem dúvida, todas essas competências humanas são importantes. Mas o desafio que sempre atravessará os tempos é o de viver a sua vocação. É ser capaz de ouvir a “voz interior”, indicando o que precisa ser feito. Quando encontramos e vivenciamos a nossa vocação, o conjunto de conhecimentos, habilidades e comportamentos é aprendido com facilidade.

 

Valores são fundamentais para o sucesso 

 

Somos os nossos valores, que se expressam em nossos comportamentos. Ao invés de aprender como se comportar, deveríamos nos comprometer com valores virtuosos. Os comportamentos decorrem desses valores. Valores são referências do caráter.

Caráter é uma palavra de origem grega que significa “marcas resistentes”. Ou seja, valores humanos. Ter valores virtuosos é fundamental. Eles formam a base que sustenta as demais competências. Tudo o mais pode ser aprimorado, compreendido, expandido. 

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. Campos obrigatórios*