Para ser bem sucedido 5 – O lado feminino é essencial, no trabalho.

O lado feminino é essencial, no trabalho

 

Algumas características femininas – o interesse, a atenção, o cuidado, o zelo, o relacionamento –  são determinantes do sucesso nos novos tempos. A transação comercial, nos moldes masculinos, cada vez mais perde espaço para a qualidade das relações, tipicamente feminina.

 

Tome como exemplo a qualidade. Qualidade é mais racional e analítica, voltada ao processo, ao padrão, ao zero defeito. É mais masculina. Importante, sem dúvida, porém está voltada ao produto.

 

Pense, agora, em excelência. É mais emoção. Sistêmica, inspiradora, criativa, está focada nas relações, na empatia, na compreensão do outro. Excelência é mais feminina.

 

Não se trata de um equilíbrio entre o masculino e o feminino, entre a razão e emoção. Trata-se de uma complementaridade necessária para os negócios. Qualidade é importante para satisfazer o cliente, por exemplo. Mas o que garante a fidelização é a excelência.

 

Dicas para ter sucesso no trabalho

 

Olhe primeiramente para dentro de si e depois para fora. Compreenda-se melhor. Responda às seguintes perguntas: que tipo de trabalho me traz grande satisfação? O que me encoraja? O que consigo fazer sem muito sacrifício? Essas questões ajudam a sondar sua vocação. O talento é algo muito parecido com um hobby. Ninguém nos pagaria por nosso hobby. No entanto, o talento é o nosso maior valor. 

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. Campos obrigatórios*