Para que serve um propósito?

Se a sorte está posta no destino, não há necessidade nenhuma de um propósito. Se tudo já está determinado, um propósito é algo despropositado, sem razão de ser. Se a vida não tem sentido, como muitos acreditam, então para que um propósito? E se o crente aposta na providência divina, então, um propósito não serve mesmo para nada.

Mas, ao contrário desse rosário de crenças e descrenças, o propósito pode ser salvador. Num mundo turbulento como esse em que vivemos, pode nortear, oferecer um senso de orientação e paz de espírito para que possamos continuar comprometidos e mais confiantes na sublime experiência chamada vida. E se essa experiência chamada vida não tem sentido, é preciso que alguém lhe dê sentido. Ninguém melhor do que o seu protagonista. E se a aposta está na providência divina, é bom dar uma ajudazinha, facilitando o trabalho dela.

Em meu escritório de casa, tenho um quadro, que me acompanha há anos, com uma frase de Goethe: “Qualquer coisa que você for fazer ou sonha em fazer, comece. A coragem traz consigo gênio, poder e magia. Comece agora!”. Fui atrás do texto completo, também mais profundo. Os acréscimos são providenciais para sua total compreensão:

“Todos os atos de iniciativa e criação têm uma verdade elementar, e ignorá-la mata incontáveis ideias e planos esplêndidos.” (Essa verdade elementar é uma confiança na força de um propósito.)  

“No momento em que a pessoa realmente assume um compromisso, a providência também se põe em movimento.” (Um propósito é a “ajudazinha” que cada um pode dar à providência.)

“Todos os tipos de coisas acontecem para ajudar a pessoa, coisas que nunca teriam acontecido de outra forma.” (Esse mesmo fenômeno que Goethe identificou, mais tarde foi denominado de sincronicidade, por Carl Jung.)

“Toda uma corrente de eventos resulta da decisão, gerando em seu favor todos os tipos de encontros e incidentes imprevistos, e ajuda material, que ninguém sonharia que pudesse estar em seu caminho.” (A sincronicidade em movimento.)

“Seja qualquer coisa que você for fazer ou sonha em fazer, comece. A coragem traz consigo gênio, poder e magia. Comece agora!”.

Um propósito é uma declaração de amor pela vida. E amor é decisão e compromisso. Então, sem mais delongas. Comece agora!

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. Campos obrigatórios*