Os passos – A técnica dos óculos emprestados.

A troca é necessária! Todos nós temos pontos cegos, ocultando algo que existe, mas não conseguimos enxergar. É salutar pedir os “óculos” dos outros emprestados. Há, nessa atitude, um sentido de compartilhamento e criação conjunta que pode ser, além de efetivo, muito gratificante. Cada um de nós também tem, ainda, um conjunto de inteligências que se somam às inteligências de outras pessoas. Se você não detém todo o conhecimento e experiência de que necessita, junte-se a alguém capaz de oferecer o complemento ideal. A maior de todas as inteligências é pedir e aceitar ajuda.

Dois cavalos puxando juntos a mesma carroça podem mover mais do que a soma do peso que cada um, isoladamente, é capaz de deslocar. Esse fenômeno recebe o nome de sinergia. É isso que acontece quando as pessoas pensam juntas.

Para praticar a sinergia, no entanto, há que acreditar na cooperação, valorizando as pessoas e suas ideias. Lembre-se: rejeitar uma ideia equivale a rejeitar, também, quem a concedeu e menosprezar a importância do trabalho em equipe. É fundamental, sobretudo, acreditar que todos podem contribuir para a evolução do negócio, não apenas os líderes e os dirigentes de empresas. O ponto de partida é o respeito ao ser humano. Da mesma forma que a confiança.

 

É necessário, no entanto, dar tempo à reflexão. E lançar luz sobre o aprendizado, diário e disciplinado, de suspender julgamentos e preconceitos. Somente assim seremos capazes de mudar o nosso modelo mental. A técnica consiste em dar os seguintes passos:

Livrar-se dos julgamentos.

Unir-se aos outros, com compreensão e empatia.

Zelar pela participação, dando apoio e reforço.

A luz oferece a perspectiva e o tempo de que o nosso modelo mental precisa para se expandir e substituir paradigmas.

Chamemos de breu as atitudes que limitam a mudança de modelo mental:

Bloquear as opiniões dos outros, com atitudes de irritação.

Reagir e impor argumentos.

Enquadrar nos próprios paradigmas.

Usar as pessoas, ao invés das idéias.

As atitudes geradas pelo breu limitam a mudança de modelo mental. A luz resgata a energia positiva e nos leva para um mundo repleto de possibilidades. Exatamente o que se pode, realmente, ver. Sem pontos cegos. Com toda a riqueza de detalhes que ele tem. Embarque nessa grande e gratificante viagem! METANOIA – OS PASSOS será de grande ajuda. Acredite: você terá instigantes surpresas!

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. Campos obrigatórios*