Onde está a sua atenção?

Onde a sua atenção está é determinante para o seu sucesso. Isso porque onde está a sua atenção, lá estão também os seus pensamentos. E deles dependem as suas decisões e ações. E os resultados são decorrentes dessas ações.

Infelizmente, nem sempre a nossa atenção está aonde devia. Dispersos, tomamos decisões equivocadas e ações com baixo poder de resultados.

Agora, se a atenção estiver nas ameaças do mercado ou do negócio, a mente será tomada por pensamentos de preservação e autodefesa. As decisões, portanto, serão pela busca de segurança.

Por outro lado, se a atenção estiver nas oportunidades, o conjunto de pensamentos se altera. Quem enxerga oportunidades, está diante de um desafio. E o desafio cria o estímulo perfeito para acionar a imaginação e a criatividade.

Dinheiro é importante, tanto para os negócios quanto para as finanças pessoais. Mas quando a atenção está no dinheiro acima de tudo, corre-se o risco de se desviar do que é mais importante e do que verdadeiramente gera dinheiro, de maneira permanente. Se a nossa atenção estiver no cliente, como pessoa que busca algum tipo de ajuda ou solução, certamente redobraremos nosso cuidado. O dinheiro será a justa recompensa de uma relação nutritiva. Saudável, portanto, para ambas as partes.

A sua atenção está concentrada em que tipo de afazeres? Pense a respeito: nem sempre preparamos uma agenda produtiva, para fazer o melhor uso do tempo e aproveitar o melhor de nós.

Faça a seguinte pergunta: “o que só eu posso fazer para que os resultados aconteçam?” A resposta a essa pergunta é fundamental para que você coloque a sua atenção onde ela efetivamente deve estar.

Muitos colocam suas atenções mais no futuro do que no presente. Na verdade, tudo o que existe é o aqui e o agora.

Então, melhor do que colocar a atenção num futuro que pode se transformar em infinita espera, é manter a atenção no presente e torná-lo intenso em todos os sentidos.

E onde está a sua atenção quando participa de uma reunião? Em geral, exageramos na atenção dada aos resultados que almejamos e esquecemos das pessoas que farão esse resultado acontecer.

Colocar a atenção mais no resultado do que nas pessoas é acreditar que eles acontecem por si mesmos ou por meio de indicadores quantitativos que funcionam como metas.

O único “recurso” confiável para obtenção e aumento dos resultados ainda é o ser humano, ou seja, as pessoas que nos cercam. Os resultados acontecem quando nossos colaboradores têm clareza dos objetivos, se animam com os propósitos, reconhecem as estratégias, e compartilham a mesma linguagem.

Se você tem certeza de que a atenção é determinante para o seu sucesso, então coloque a sua atenção onde ela deve estar. Defina o que é essencial no seu trabalho e na sua vida. Depois, reconduza o seu estilo de liderar, a sua forma de negociar, o uso do seu tempo, o seu relacionamento com as pessoas e os seus projetos profissionais e pessoais para onde a sua atenção recomendar.  E colha os frutos! Acredite, serão os melhores, sempre e cada vez mais saborosos, a cada nova safra.

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. Campos obrigatórios*