Manifesto 10:Eu desejo preservar o planeta

Há quem conjugue o verbo extrair para o seu holograma inteiro: colaborador, cliente, fornecedor, investidor etc. Entende que ganhar é subtrair dos outros, sem exceção, e que resultado é a soma de todas as extirpações. Tal espírito extrativista se estende também, sem meias medidas, para outro agente, agora do Grande Holograma, o Planeta Terra.

Oikos é uma palavra de origem grega que pode ser traduzida por “casa”. O Planeta Terra é o nosso oikos, nossa morada, a Grande Casa. Quem nela habita com espírito extrativista não consegue enxergar os demais habitantes como concidadãos. Para tal ser, tudo é objeto de uso ou de usufruto, inclusive a própria casa. Acredita que riquezas se constrói tirando e absorvendo tudo e de todos, mas o que consegue como resultado, de fato, é a devastação.

Oikos, mais do que simples residência, é a moradia compartilhada e por isso pede ética e estética, também duas palavras de origem grega. A primeira refere-se aos valores da casa. A segunda, ao seu arranjo. Sem elas, inexiste ordem e beleza. E deixa de ser o espaço onde o humano habita para ser o aterro, aonde o humano sucumbe.

De oikos deriva outra palavra importante: economia, da junção de oikos (casa) com nomos (costume, lei). Ou seja, economia implica regras da administração da casa. É por meio da economia que seus moradores utilizam os recursos para produção e distribuição dos bens, conforme suas necessidades. Existe muito para suprir as necessidades, mas não há como dar conta das voracidades. Por isso, a casa deve contar com a ética (os valores) e a estética (o arranjo). Somente assim ela poderá ser desfrutada por todos que nela vivem e por aqueles que ainda desfrutarão da sua existência.

O Planeta Terra deseja ser a Grande Casa, que a todos abriga. Espera ser considerado e cuidado como a morada de todos. Está carente de amor e cuidados. Quer ser tratado como sujeito e como parte da família humana.

Eu desejo uma Nova Economia, aquela que administra com ética e estética a Grande Casa.

Eu desejo preservar o planeta.

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. Campos obrigatórios*