Lições de futebol: a linha de fundo e o gol

O futebol pode nos ensinar em sentidos opostos: aquilo que deve ser feito e o que precisa ser evitado. Chute a gol e para a linha de fundo, respectivamente. Dando continuidade à série inspirada na Copa do Mundo, considere mais duas lições.

Um chute para a linha de fundo: apostar no placar prévio.

No futebol, não se fixa o placar antes do jogo. Não se decide, previamente, ganhar de três a zero do adversário. Claro, é possível arriscar palpites, mas isso é para os apostadores.

Elaborar um planejamento financeiro por meio de uma planilha eletrônica e, com base nela, definir um plano de metas para que as pessoas corram atrás, é chute para a linha de fundo, certamente. Recompensar as metas por meio da tática da foca, então, é dar trabalho aos gandulas, responsáveis por buscar as bolas atiradas para a linha de fundo.

Um chute a gol: mais importante do que fazer o resultado é cuidar de quem faz o resultado.

Os líderes estão de olho em quem faz o resultado: os atletas. E não é pouco o cuidado para com eles. O técnico é figura-chave, atua como treinador, educador, organizador, estrategista. Acompanha, orienta e realiza o ajuste de rotas. Mas não faz tudo sozinho. Conta com o assistente técnico, que o apoia. E também com o preparador físico, voltado à performance de cada jogador. Seu papel é ampliar ainda mais as capacidades dos atletas: resistência, força, velocidade e flexibilidade.

A comissão técnica é formada por especialistas, entre os quais nutricionistas, psicólogos, assistentes sociais, fisioterapeutas, odontólogos, massagistas e médicos. Todos voltados para quem faz o resultado.

No campo e na hora do jogo, o capitão do time é fundamental. Exerce influência para que a equipe mantenha o equilíbrio, se integre e permaneça motivada ao longo de toda a partida.

Sim, o que vale é bola na rede como indicador de desempenho de um jogo, decorrente de todos os cuidados preliminares, durante e depois da partida. Vale ainda mais a taça! Sinal de que a liderança soube transformar a técnica e a estratégia em uma cultura de equipe voltada para o alto desempenho permanente. Durante largos períodos, os campeonatos. Com aprendizado contínuo. Para o líder e seus liderados!

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. Campos obrigatórios*