Equipe de alta performance – Parte 2.

Muitos estudos foram feitos na tentativa de descobrir o que as pessoas querem no trabalho. Quando o assunto é realização pessoal, Maslow é sempre lembrado. Afinal, é dele o termo autorrealização, para definir o estágio máximo que uma pessoa pode atingir no ambiente de trabalho. Nesse estágio, o indivíduo estará pleno, feliz e, portanto, na sua melhor condição de empenho e desempenho.

 

Embora as necessidades de realização variem de indivíduo para indivíduo, algumas são comuns, principalmente aos participantes de equipes de alta performance. Verifique algumas das necessidades que pessoas de alto desempenho buscam no ambiente de trabalho:

 

– Ter voz ativa sobre o seu próprio destino.

– Saber porque e como as coisas acontecem.

– Sentir-se influentes.

– Sentir orgulho de suas aptidões e contribuições.

– Sentir-se parte de algo especial.

– Crescer como pessoas.

– Enfrentar desafios que expandam seus limites.

 

Certamente você encontrará entre os funcionários de sua empresa muitas dessas necessidades. As necessidades são excelentes ingredientes para se obter uma equipe de alta performance. Em si mesmas, cada uma delas ou mesmo seu conjunto, constitui demandas humanas.  Quando orientadas para algumas fontes de energia, transformam-se em desempenhos de alta voltagem.

 

 

As fontes de energia

 

Necessidades de realização são os ingredientes que os funcionários trazem para o local de trabalho todos os dias. Maus líderes não apenas as desperdiçam como tentam combatê-las. Bons líderes utilizam tais necessidades para criar a equipe de alta performance. E isso se dá a partir de cinco fontes de energia.

 

1)    Propósito (para onde vamos?)

 

É o objetivo-maior que justifica a existência da empresa. É o que dá significado para o trabalho das pessoas. Definir um propósito que seja grandioso e contagiante é uma potente fonte de energia.

 

2)    Indicadores (como saberemos se estamos na direção certa?)

 

Os indicadores funcionam como uma bússola. Os membros de uma equipe querem saber se estão na direção certa. É importante o sentimento de participar de uma equipe que define e atinge os seus objetivos.

 

3)    Comportamento empreendedor (qual é o nosso poder?)

 

Ceder espaço para o uso da liberdade e da autonomia é a melhor maneira das pessoas se sentirem incentivadas e livres para usar seus talentos e se empenhar na busca de resultados no mercado.

 

4)    Conquistas (nossos progressos)

 

Conquistar, superar desafios, expandir os limites, estes são alguns desejos de muitas pessoas. Elas querem descobrir e fazer uso dos seus talentos. Esta é uma crucial fonte de energia.

 

5)    Reconhecimento (feedback).

 

É importante reforçar a cultura de resultados. Celebrações, portanto, fazem parte do modelo de liderança criador da equipe de alta performance e são fundamentais para fortalecer a crença em que as pessoas fazem os resultados.

 

O melhor caldo

 

O melhor caldo advém do uso dos melhores ingredientes. As necessidades de realização são atendidas pelas fontes de energia. Fazer as melhores escolhas é um fator crucial que integra a maestria do líder. Não é necessário nem recomendável que se utilize todas as fontes de energia. Cada uma produz impactos diferentes na equipe. O que realmente conta e faz diferença é escolher as fontes de energia que mais se aproximam das necessidades de realização dos funcionários.

 

A combinação entre elas deve ser feita com cuidado e zelo. Isso vai lhe dar trabalho, pode ter certeza, mas lembre-se: o seu trabalho é conseguir resultados. E que sejam de alta performance!

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. Campos obrigatórios*