Encare o desafio da sanidade!

Tem coisas que dão certo e a gente repete. Parece razoável. Tem coisas que deram certo e a gente repete. Já não me parece tão razoável, mas vá lá, talvez ainda valha a pena.  Tem coisas que não dão certo e a gente repete. Aí já me parece insano. É impressionante, porém, como líderes de empresas insistem em uma prática tão absurda.

É por essa e por outras que, ao contrário do que pensam muitos dirigentes, não basta reformatar os empreendimentos, mas sim – e principalmente – o modelo mental de quem os lidera, cuja capacidade de cognição está engessada ou enrijecida. Diante disso, não adianta contratar uma consultoria organizacional para rever sistemas, processos e métodos, nem mesmo investir em inovações tecnológicas e estratégias de negócios e marketing. 

A saída está na educação. Quem precisa passar por um amplo e profundo processo de desaprender e aprender é o próprio líder. Vale destacar que o primeiro verbo é mais desafiador do que o segundo.

Metanoia é um processo de educação que trata de ambos, os desaprenderes e os aprenderes. O exercício da liderança só se altera verdadeiramente depois da mudança de percepções. Ampliá-las é a única forma de sair do círculo vicioso de repetir-se à exaustão, insistindo naquilo que não dá certo. Mudar para valer requer, antes, enxergar as possibilidades, pois uma das ilusões que se transformam em “verdades” cristalizadas é a crença de que o mundo que vemos é o real.

Quem vive em um mundo restrito dificilmente aceita que a sua é e sempre será uma vista parcial da realidade. Só a educação e o aprendizado permitem que dilatemos as perspectivas e as possibilidades de buscar novas opções, diferentes das habituais.

Sim, um líder tem de se ocupar com uma porção de coisas: o negócio, as estratégias, a equipe, os processos, os resultados etc. etc. etc. Mas ele tem de incluir sua própria sanidade na lista de prioridades e ocupações.

Acredite: por mais difícil que lhe pareça, é uma atitude essencial. 

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. Campos obrigatórios*