Descubra o segredo dos empreendedores de sucesso.

Qual é o segredo de gente como Bill Gates, Steven Jobs, Michael Dell, Abílio Diniz, Antônio Luiz Seabra? São trajetórias instigantes, que despertam curiosidade.

Preparo, oportunidade, sincronicidade! Será que tais palavras revelam o segredo desses ilustres empreendedores? Alguns acrescentariam também uma outra palavra: inovação. Faz sentido, como parte, mas ainda não explica o todo.

Arriscaria uma outra: disciplina. Essa, sim, parece ser a palavra que concentra a determinação comum a todos os empreendedores bem-sucedidos.

O segredo visto por dentro


Antes de prosseguir, vamos compreender, o significado da palavra disciplina. Para muitos, quer dizer, apenas, obediência cega a normas e regulamentos, como a vivida nos quartéis. Não é dessa que estamos tratando aqui.

Disciplina é tornar-se “discípulo” de si mesmo, de suas próprias crenças e propósitos. Implica prática persistente e perseverante.

Empreendedores são, quase sempre, pessoas obstinadas. É essa obstinação que os leva a superar medos, os mesmos medos que imobilizam muitos prováveis empreendedores, fazendo com que arquivem para sempre suas boas ideias.

Portanto, não são as grandes e as melhores ideias que caracterizam um empreendedor, mas a disciplina, como o combustível básico para transformá-las em realidade.

Pensamentos e ações disciplinados


Para enfrentar os desafios e reveses que são comuns em todos os empreendimentos, existem dois tipos de disciplinas que garantem um progresso consistente.

A concentração é uma delas. Implica um estado de alerta, de atenção. É por conta dessa disciplina que algumas coisas mágicas acontecem: deparamo-nos com mercados, empresas e pessoas afins. É daí que surgem as oportunidades. Aquele conjunto de elementos que muitas vezes recebe o nome de sorte.

A disciplina da concentração é comum entre os empreendedores bem sucedidos. Acrescente-se a ela uma outra. A disciplina da superação. Reunidas, elas se traduzem em uma característica comum aos empreendedores: a obstinação.

A disciplina da superação é fazer hoje melhor do que se fazia ontem. Trata-se de um desafio estimulado por “comandos internos”: o desejo de se superar, de surpreender o cliente, de produzir algo que gere o gratificante sentimento de orgulho.

O verdadeiro segredo


A disciplina é necessária porque as coisas não são fáceis, embora eventualmente sejam até simples.  A aventura de empreender é como uma travessia, com trechos acidentados a vencer. Disciplina é a única garantia de que aquele sonho, aquela idéia, aquele projeto, poderão, um dia, transformar-se em uma obra grandiosa, como a que os empreendedores bem-sucedidos são capazes de construir. E porque o verbo no presente? Porque é no dia a dia que as coisas acontecem. E se consolidam.

Vale refletir profundamente a respeito. Porque viver é, em si, a tradução máxima da melhor disciplina. E a vida é também um empreendimento.

O segredo é simples. Mas, como qualquer segredo, jamais óbvio!

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. Campos obrigatórios*